Glossário contabilistico Fiscal

Letra L


Liquidação

Termo que designa a conclusão de uma transacção, quando se procede à entrega do bem/activo financeiro transaccionado (liquidação física) e ao respectivo pagamento (liquidação financeira). Actualmente, as transacções realizadas na BVL são liquidadas três dias úteis após a realização da transacção

Criado e desenvolvido por POCGEST

Liquidação do imposto

É a operação realizada pelos serviços centrais da Administração Geral Tributária por forma a apurar o imposto devido pelo contribuinte e que se consubstancia na aplicação da taxa do imposto à matéria colectável.
Em sede de IRC, é a aplicação da respectiva taxa ao lucro tributável e consequente pagamento do imposto que se mostre devido ao Estado. Ao contrário do que acontece em sede de IRS, em IRC é o próprio sujeito passivo que procede à autoliquidação do imposto através do preenchimento e entrega da declaração de rendimentos "modelo 22".

Criado e desenvolvido por POCGEST

Liquidez

Possibilidade de converter rapidamente um determinado activo em moeda corrente sem que haja uma perda significativa no valor. Na bolsa, é o nível de transacção registado habitualmente por um título. Diz-se que uma acção é líquida quando é transaccionada no mercado em quantidades importantes e com elevada frequência. Para um investidor, ter na sua carteira uma acção líquida significa que poderá facilmente transformá-la em dinheiro

Criado e desenvolvido por POCGEST

Livro de balanço

Livro onde é transcrita, pela sociedade, a sua situação patrimonial num determinado momento.

Criado e desenvolvido por POCGEST

Livro de inventário

Livro onde é transcrita a lista dos elementos patrimoniais e o valor que uma sociedade possui num determinado momento.

Criado e desenvolvido por POCGEST

Lucros acumulados

Resultado positivo acumulado da entidade, legalmente ficam em destaque mas, tecnicamente, enquanto não distribuídos ou capitalizados, podem ser considerados como reservas de lucros.

Criado e desenvolvido por POCGEST