Glossário
Glossário contabilistico Fiscal
Letra A
Abatimentos
A lei permite a dedução à soma dos rendimentos líquidos das várias categorias de encargos suportados pelo contribuinte com pensões, construção de habitação própria permanente, arrendamento para habitação ou rendas recebidas por contratos de arrendamento para habitação permanente do arrendatário, celebrados a partir de 1 de Janeiro de 1997 ao abrigo do Regime do Arrendamento Urbano, verificadas determinadas condições.
Acordo de Dupla Tributação
Acordo celebrado entre Portugal e outros países mediante o qual são estabelecidas as regras para definir qual o país que tributa certo tipo de rendimentos.
Activo
Conceito contabilístico que representa o conjunto de todos os bens e direitos, tangíveis ou intangíveis, detidos por um determinado indivíduo ou organização, e a que pode ser atribuído um valor monetário.
Activo amortizável
Activo de uma empresa que, por ter uma vida útil limitada, em virtude do seu uso ou desgaste, deve ser amortizado. Por exemplo, é o caso das imobilizações corpóreas (à excepção dos terrenos) e das imobilizações incorpóreas.
Activo Bruto
É o valor do activo de uma empresa antes de efectuadas as correcções patrimoniais dadas pelas as amortizações e a dedução das provisões referentes às diversas rubricas do balanço.
Activo circulante
Activos que não têm carácter duradouro ou permanente numa empresa. São activos de prazo mais curto e de maior liquidez, tais como os depósitos à ordem, os débitos sobre terceiros e as existências.
Activo corpóreo
Activos físicos, tais como instalações fabris, equipamentos e instalações administrativas (cf. activo incorpóreo).
Activo incorpóreo
Activos que não tem carácter físico, ou seja, um activo intangível. Como exemplo, temos os trespasses, marcas e patentes
Activo Fixo
Representa o conjunto de bens e direitos que, pelas suas características permanecem na posse da organização durante um longo período de tempo, tais como terrenos, instalações, equipamentos, direitos de utilização de espaços, marcas ou tecnologias, propriedade industrial e intelectual, participações financeiras de longo prazo, entre outros (em termos contabilísticos corresponde aos bens e direitos classificados nas rubricas de imobilizações corpóreas, incorpóreas e financeiras).
Activo imobilizado corpóreo
Bens tangíveis, móveis ou imóveis, os quais estão registados no imobilizado de uma empresa, com carácter de permanência superior a um ano e são por aquela utilizados na sua actividade operacional.
Activo imobilizado incorpóreo
Integra os bens intangíveis que estão registados no imobilizado de uma empresa.
Activo líquido
É o valor do activo de uma empresa após terem sido feitas as correcções patrimoniais, ou seja, depois de deduzido ao activo da empresa o valor das provisões e o valor das amortizações referentes às diversas rubricas do activo do balanço. O montante total do activo líquido da sociedade tem de ser sempre igual ao montante total do seu passivo
Activo Variável ou de Exploração
Representa o conjunto de bens e direitos que estão na empresa com o objectivo de serem convertidos em meios monetários tais como as existências, as dívidas a receber, os depósitos bancários, entre outros.
Acto Isolado
Consideram-se actos isolados os que não representem mais do que 50% dos restantes rendimentos do contribuinte e não decorram de uma prática previsível e reiterada de uma actividade profissional e/o e empresarial.
Adiantamento
Empréstimos sobre a forma de pagamento antecipados de encomendas a satisfazer no futuro.
Ajudas de Custo
São importâncias atribuídas pela entidade patronal ao trabalhador para que este suporte despesas com alojamento e refeições nas deslocações ao serviço da primeira.
Amortizações
Em termos contabilísticos tem o mesmo significado que depreciação. À medida que os Activos imobilizados envelhecem, passam necessariamente a valer menos. A amortização é pois a diferença entre o preço de compra (eventualmente realizado) e o valor actual do bem. Por outras palavras, a amortização é o valor que se vai retirando ao imobilizado e que se traduz numa redução do resultado positivo do exercício ou do aumento do resultado negativo do exercício. Em termos de balanço apresenta-se o Imobilizado pelo seu preço de custo (eventualmente realizado).
Análise financeira
Consiste no exame do Balanço e da Demonstração de Resultados de uma empresa, submetendo-os aos estudos mais críticos no sentido de avaliar a situação exacta da empresa, no campo financeiro, isto é, analisando a sua tesouraria, situação de devedores e credores, financiamento do seu imobilizado, os custos e proveitos, etc. Anexo ao Balanço e à Demonstração dos Resultados Documento onde a sociedade evidencia e dá a conhecer os dados contidos no balanço e na demonstração dos resultados, de modo a permitir uma análise mais profunda.