Glossário
Glossário contabilistico Fiscal
Letra D
Deduções á colecta
deduzir à colecta de imposto determinados valores, designadamente os correspondentes à totalidade ou parte de despesas efectuadas pelo contribuinte em benefício próprio ou dos seus descendentes ou ascendentes.
Deduções específicas
A obtenção de rendimentos pode implicar para o contribuinte custos e encargos necessários à obtenção dos mesmos. Por isso, a lei permite, embora em alguns casos dentro de determinados limites, que aos rendimentos brutos de cada categoria sejam deduzidos esses encargos directamente associados à obtenção dos rendimentos. Por exemplo, verificados que se encontrem certos pressupostos e um determinado limite, é permitido aos titulares de rendimentos do trabalho dependente (categoria A) deduzir os encargos incorridos com o pagamento de quotizações sindicais.
Demonstração dos Resultados Líquidos
Mapa onde se faz a representação dinâmica da evolução do património da sociedade.
Demonstração de resultados líquidos
Documento contabilístico periódico de uma empresa que ilustra a proveniência dos proveitos e custos que concorrem para os resultados líquidos apurados num determinado período
Demonstrações financeiras
Designação dada ao conjunto formado pelo balanço, demonstração dos resultados líquidos e anexo.
Demonstração do resultado do exercício
Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
Demonstrações financeiras consolidadas
Balanço, demonstração dos resultados e anexo consolidados, ou seja, a informação do conjunto das empresas é apresentada como se de uma única empresa se tratasse.
Depreciação acumulada
Representa o desgaste de bens físicos registados no activo permanente, pelo uso, por causas naturais ou por obsolescência.
Despesas
São gastos incorridos para, directa ou indirectamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o activo e/ou aumentar o passivo exigível, mas sempre provocam diminuições na situação líquida.
Despesas antecipadas
Compreende as despesas pagas antecipadamente que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte. Ex.: seguros a vencer, alugueis a vencer e encargos a apropriar.
Despesas de representação
Todas as despesas com recepções, refeições, viagens e passeios oferecidas a clientes, fornecedores ou a quaisquer outras pessoas ou entidades.
Diário
Livro onde a sociedade regista cronologicamente as operações relativas ao seu negócio.
Disponibilidades
Conjunto de bens que se podem transformar rapidamente em dinheiro. Estão neste caso entre outros os seguintes bens. Caixa, depósitos bancários, aplicações de curto prazo, etc.
Dívidas a terceiros
Conjunto constituído pelos direitos, ou seja dívidas que terceiras entidades têm para connosco, isto é, pelo direito que temos de receber esses valores.