Glossário
Glossário contabilistico Fiscal
Letra R
Razão
Livro onde a sociedade regista, a débito e a crédito, em relação a cada uma das contas, todas as operações do Diário, de modo a dar a conhecer o estado e a situação de qualquer uma das contas.
Realizações de utilidade social
Contribuições efectuadas pela sociedade com o objectivo de beneficiar, indirecta e indiscriminadamente, os seus trabalhadores e respectivos familiares.
Realizável a longo prazo
Direitos realizáveis após o término do exercício subsequente; direitos derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, accionistas, directores ou participantes no lucro (não constituem negócios usuais).
Receitas
São entradas de elementos para o activo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situação líquida.
Reconciliação bancária
Processo de ajustamento entre os movimentos registados no extracto bancário e os movimentos registados no extracto pessoal, expurgando as diferenças entre estas duas realidades, tendo em vista a obtenção de um saldo reconciliado igual
Reembolso final único
Pagamento integral no termo do prazo, i.é., de um empréstimo (em contraste com o reembolso em prestações).
Reinvestimento
Mecanismo por meio do qual a diferença positiva entre as mais-valias e as menos-valias fiscais obtidas com a venda do activo imobilizado corpóreo e financeiro pode ser excluída de tributação mediante a aplicação da totalidade do valor de realização inerente à alienação na aquisição de determinados bens do activo imobilizado.
Relatório de Contas
Reporte anual de uma empresa, constituído essencialmente por duas partes: por um lado, um texto descritivo da actividade da empresa e do contexto em que a mesma foi desenvolvida; por outro, as contas da empresa, desenvolvidas em mapas específicos, designadamente o Balanço, a Demonstração de Resultados líquidos e a Demonstração dos fluxos de caixa
Relatório de gestão consolidado
Documento elaborado pelo órgão de administração da sociedade dominante que, por intermédio da informação que deve obrigatoriamente abordar, transmite uma exposição fiel e clara sobre a evolução dos negócios, reflectindo a realidade subjacente ao conjunto das empresas abrangidas pela
Rendimento Bruto
Corresponde aos rendimentos obtidos no âmbito de determinada categoria antes de efectuadas as deduções específicas dessa categoria.
Rendimento colectável
É o resultado da dedução ao rendimento global líquido dos abatimentos previstos na lei. Valor apurado após a dedução ao rendimento líquido total de uma pessoa singular, de determinadas despesas.
Rendimentos de trabalho dependente
São todos os rendimentos provenientes de trabalho por conta de outrem, prestado ao abrigo de um contrato individual de trabalho ou de figuras equiparadas.
Rendimentos de trabalho independente
Rendimentos provenientes de trabalho não prestado ao abrigo de contrato de trabalho por conta de outrem ou equiparado.
Rendimento Global Líquido
Corresponde à soma dos rendimentos líquidos das diferentes categorias.
Rendimento Líquido
Corresponde ao rendimento bruto subtraído das deduções específicas relativas à mesma categoria.
Rendimento total líquido
Rendimento de natureza global obtido por uma pessoa singular após terem sido efectuadas as deduções específicas de cada uma das categorias de rendimentos aplicáveis.
Resultados antes de juros e impostos (RAJI ou EBIT)
Resultados antes do apuramento dos juros financeiros e do cálculo do imposto
Resultados extraordinários
Como o seu nome indica, têm origem fora da actividade normal da sociedade, ocorrendo com uma certa impressibilidade. São, por exemplo, as mais-valias e as menos-valias obtidas na alienação de imobilizações, os ganhos ou perdas em diferenças de câmbio, as dívidas incobráveis, etc.…
Resultado líquido
Denominação utilizada para designar os lucros ou os prejuízos (caso seja negativo) de uma empresa, num determinado período de tempo, geralmente o exercício económico que, em regra, coincide com o ano civil. O resultado líquido corresponde ao lucro obtido pela empresa já após a dedução dos impostos que sobre ele incidem
Resultado líquido contabilístico do exercício
Diferença entre todos os proveitos obtidos pela sociedade e todos os custos por ela suportados, durante um determinado exercício económico.
Resultados transitados
São valores que surgem pelo facto de não existir ainda, destino dos resultados líquidos de anos anteriores, e assim se encontram numa situação de espera.
ROI Return on Investment
Rendibilidade do investimento.
Resultados financeiros
Resultados que decorrem das aplicações de natureza financeira da empresa e dos seus custos de financiamento (funding). Do lado dos proveitos, os mais importantes são os rendimentos das participações de capital, dos títulos negociáveis e outros juros e proveitos similares. Da parte dos custos, temos as amortizações e provisões de aplicações e investimentos financeiros e os juros e encargos resultantes da obtenção de capitais alheios
Resultados operacionais
É a diferença entre os lucros e os prejuízos relativos à actividade principal da empresa. Do lado das receitas, os mais relevantes são as vendas e prestações de serviços e outros proveitos operacionais. Do lado das despesas, destacam-se os custos das vendas e prestações de serviços, os custos de distribuição e administrativos e, ainda, as amortizações e provisões relativas aos bens afectos à actividade normal da instituição
Resultado do Exercício
As empresas, ao longo da sua actividade, precisam de saber se o valor do seu património aumentou ou diminuiu. Para isso, fazem a comparação entre o património no início e no final do exercício económico (este, normalmente coincide com o ano civil) para se certificarem se houve lucro ou prejuízo
Retenção na Fonte
É um mecanismo de antecipação do pagamento do imposto que se processa através da retenção deste, pela entidade pela entidade devedora ou pagadora do rendimento, no acto do pagamento ou colocação à disposição aos respectivos titulares.
O imposto pago por retenção na fonte pode ter carácter definitivo ou a natureza de um pagamento por conta do imposto que se mostre devido a final.